segunda-feira, 7 de março de 2011

Detetives do Passado: Os Três Reis Magos

       “Os personagens mais misteriosos da Bíblia”. É assim que o estadounidense Bob Brier, egiptólogo e especialista em paleopatologia, refere-se aos magos logo na abertura de Os Três Reis Magos, episódio da série Detetives do Passado1.     
Guiando a audiência dentre os caminhos desta rica e milenar temática, Brier busca por evidências que nos ajudem a compreender melhor alguns dos “erros” e crenças mais comuns até hoje alimentadas sobre os Reis Magos.
Valendo-se de sua marca registrada na busca por algo - que é a animação, um modo de falar ás vezes bem peculiar (“Herodes não era um campista feliz”) e ritmo acelerado2, Brier visita muitos lugares, dos mais comuns – como uma loja de cartões nas vizinhanças do Bronx, em Nova Iorque – aos mais ricos e não tão conhecidos – como Persépolis, a capital do antigo império Persa, ou a Catedral de Colônia, Alemanha, onde repousam as supostas relíquias dos Três Reis.

O mosaico de meados do século VI em Ravenna, Itália, na Igreja de Santo Apolinário, o Novo, é um indício da origem oriental dos magos: o chapéu pontudo e calças que as três personagens representadas trajam na composição, fornecem ricos e úteis detalhes.
E quando foi que Jesus nasceu exatamente? 17 de abril do ano 6 a.C. É esta a data que Brier obtém com o auxílio dos estudos do astrônomo Michael Molnar, da Rutgers University, sobre a Estrela de Belém. A tripla conjunção entre Saturno, Júpiter e Venus, ocorrida na constelação de Áries, uma moeda do século I e programas de computadores auxiliam na exposição desta teoria – que tem sido uma das mais bem aceitas entre os astrônomos contemporâneos.
Se os crânios que repousam no relicário de ouro e pedras preciosas no interior da Catedral de Colônia foram mesmo encontrados pela imperatriz Santa Helena no séc. IV, e se de fato pertencem aos três viajantes orientais que teriam visitado Jesus, estas, são questões que permanecem em aberto.
Muito instrutivo e agradável aos olhos (estejam atentos às várias belas obras de arte que povoam as cenas do vídeo). Assim defino este documentário que, como eu bem já disse lá no meu primeiro post, marcou o “lugar de origem” do meu interesse, e também dos meus estudos, sobre Os Três Reis Magos.


Ficha Técnica:
Título da Série: Detetives do Passado - Os Três Reis Magos (Mummy Detectives - The Three Kings)
Produção e distribuição:  The Learning Channel (TLC-UK)
Data de Lançamento: 23 de dezembro de 2004
Exibição: Discovery Channel/ Discovery Civilization
Produção e Direção: Peter Spry-Leverton
Roteiro: Bob Brier
Duração: 45 minutos

_______________
Notas e Referências Bibliográficas:

1. SPRY-LEVERTON, Peter. Detetives do Passado – Os Três Reis Magos. (45 minutos) The Learning Channel, UK: 2004. Disponível em: http://www.4shared.com/rar/59HWPOpd/detetives_do_passado-os_trs_re.html.
2. ROSE, Mark. The Three Kings & the Star. Archaeology. Dez./2004. Disponível em: http://www.archaeology.org/online/reviews/threekings/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.