quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

As Viagens dos Reis Magos: comentários e resenha

Em minhas pesquisas contínuas e sistemáticas sobre os Reis Magos, através dos caminhos do universo virtual de que a Internet é composta, deparei-me certa vez, em 2009, com o endereço da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias)1 e com o livro “As Viagens dos Reis Magos”. Em função de certos impedimentos, só consegui adquiri-lo em julho de 2010.
Uma bela obra. Encadernada com uma negra capa dura, que traz em sua fronte uma cena da viagem dos magos guiados por um anjo, de uma imagem de um vitral medieval (data e local não identificados), o texto é fruto da co-autoria do antropólogo e teólogo Jadir de Morais Pessoa, autor de obras como Saberes em festa: gestos de ensinar e aprender na cultura popular, UCG, 2009; Meu senhor dono da casa: os 50 anos da folia de reis das Lages, Gráfica O Popular, 1993; e A igreja da denúncia e o silêncio do fiel, Editora Alínea, 1999, e da estudiosa francesa Madeleine Félix, formada em letras clássicas e autoridade mundial no estudo dos Reis Magos há várias décadas, autora do livro Le Livre des Rois Mages, Desclée de Brouwer, 2000.
Embora não tenham pretendido esgotar o assunto, os dois compuseram um texto bem completo, denso, fresco e muito rico, não somente do ponto de vista historiográfico, uma vez que tornam conhecidos do leitor uma série de documentos em potencial e pesquisadores do assunto, mas também teológico e artístico, visto que discutem as intenções da narrativa da Natividade em Mateus (Visita dos Magos) e Lucas (Adoração dos Pastores), e por terem exposto várias obras de arte (a saber, o Sarcófago da Natividade do séc. IV, as estátuas dos magos no Portal de São Lourenço, sécs. XV-XVI, na Catedral de Strasburgo, região da Alsácia, França, e outros)2.  
Como observa Jadir M. Pessoa na introdução, a pretensão do livro “(...) não é repor integralmente a investigação sobre essas grandes questões que há dois milênios inquietam devotos, religiosos e artistas, mas tomar essas três figuras, históricas ou lendárias, como três pessoas que se puseram a caminho”3.
Assim, os autores compreendem que estas viagens dos magos evangélicos poderiam ser estruturadas em sete momentos principais (não esperem uma explicação cabalística ou teológica para este número particular dos capítulos pois ela não existe, segundo afirma o próprio Jadir na introdução), e é em função disso que dividem os capítulos do texto:


“Os Três Reis E’vêm de Longe”: introdução a uma obra feita a inúmeras mãos (autoria de J.M. Pessoa)
1. A caminho de Belém (autoria de J.M. Pessoa)
2. De Constantinopla a Milão (autoria M. Félix) 
3. De Milão a Colônia (autoria M. Félix) 
4. De Colônia para a Europa ocidental medieval (autoria M. Félix) 
5. Na bagagem da catequese jesuítica (autoria de J.M. Pessoa)
6. Trilhando a diversidade cultural brasileira (autoria de J.M. Pessoa)
7. Os Três Reis de casa em casa (autoria de J.M. Pessoa)
Despedida da bandeira (autoria de J.M. Pessoa)
Referências
Sobre os autores .


Os autores “(...) constroem um belíssimo texto que nos faz aprender muito de religiosidade e de estética, em particular de epifania enquanto ‘aparição de Deus entre os homens’(...)”4, mas também apresentam-nos como as tradições ibéricas chegaram ao Brasil dando origem entre nós às Folias de Reis, registrando várias das belas letras dos cantos usados nos “giros” das Folias pelo Brasil afora.     


Ficha técnica:


Autor(es): Jadir de Morais Pessoa e Madeleine Félix
Categoria: Religião
Número de páginas: 256
Ano de publicação: 2007
Número de edição: 1 ed.
ISBN: 85-7103-370-6
Idioma: Português

Pode ser adquirido em: Editora Kelps

_______________
Notas e Referências Bibliográficas:
1. Na época o endereço era http://www.abeu.org.br/detalhe_livro.php?id_livro=6183&id_editora=19, recentemente, ele foi alterado para http://www.abeu.org.br/farol/abeu/catalogo-unificado/item/puc-goias/as-viagens-dos-reis-magos/4199/ .
2.  As mencionadas obras de arte encontram-se, respectivamente, nas páginas 19 e 95 do livro.
3. PESSOA, Jadir de Morais; FÉLIX, Madeleine. As Viagens dos Reis Magos. Goiânia: Editora da UCG, 2007, p. 9.
4. Conferir a resenha de GUERRA, G.A.D. PESSOA, Jadir de Morais; FÉLIX, Madeleine. As viagens dos Reis Magos. Goiânia: Ed. da UCG, 2007. In Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 17, n. 11/12, p. 1127-1129, nov./dez. 2007. Disponível em:
http://seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/download/513/413 .

Um comentário:

  1. Os Reis Magos fizeram viagens para encontrar uma luz e foram guiados por outra luz.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.